Crianças e bebês nas manifestações

IMG_0678_1024x1024

Tutores (isso é, além de mães e pais), tem o direito de levar os pequenos para o que acham significativo. Tutores cristãos levam para igreja, tutores que gostam de rock colocam camisetinha do Ramones, tutores que são de esquerda levam para manifestações de esquerda. É preciso pensar a cidade e a ocupação do espaço público por parte das crianças pequenas. Durante uma reintegração de posse é muito comum ver mães com seus filhos pequenos fugindo da polícia que sem fazer qualquer parcimônia, joga spray de pimenta na cara de toda família (e até de cachorro). Criança não é um ser apartado do mundo, é um indivíduo que quanto mais se intensificam os recortes de classe, raça e gênero, mais apagada será sua presença e menor relevância será dada a suas necessidades e especificidades.

Se o movimento é sexy e uma mão vai na cabeça, vamos pensar com auto-crítica o quanto a esquerda (em especial, a caviar), também terceiriza o cuidado dos pequenos com babás e até mesmo empregadas domésticas que precisam fazer pãozinho com manteiga e mexer o nescau de crianças com mais de dez anos.

Valorizem mais os profissionais da educação que se dedicam a essa etapa, cuidado é sim, indissociável da relação com os pequenos (limpar nariz, gorfo, alinhar a roupa, etc), mas esses corpos pequenos não são só fisiologia, são indivíduos nos quais as expectativas dicotômicas de gênero e normalidade já se marca (inclusive com furos nas orelhas). Importante pontuar quanto o desprezo que tantos de vocês sentem por professores de educação infantil atuantes na escola pública (alô, colhégas da universidade), é recheado de racismo e classismo, pensem bem como vocês chamam as crianças da classe trabalhadora que adoram tanto romantizar.

Um abraço com cheiro de giz de cera

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s