Para meu professor de Filosofia da EJA

Encontrei cds com muitos arquivos antigos, entre eles, uma pasta chamada “Trabalhos Escolares” contendo o que produzi no tempo da EJA (2007). O que mais chamou atenção foi o com nome “Trabalho Final”, se tratava daqueles balanços gerais que os professores gostam de pedir pra escrevermos, eis a minha resposta:


Sobre o ano

Neste ano uma nova matéria nos foi apresentada, a matéria que transforma pontos finais em reticências: Filosofia. O que aprendi com ela neste ano específico? Constatei as opiniões gerais que muito se assemelham e muito diferem das minhas, portanto foi necessária uma dose alta de tolerância levando em consideração que nem sempre minhas opiniões são bem vindas; caretas, sorrisos de lado e caras de espanto não me acanham. E ainda bem que existem as pluralidades, ainda bem que o pensamento não é massificado (ponto altamente questionável).

Com isto tivemos a chance de nos conhecer um pouco mais, o que é positivo. Até mesmo para a análise do comportamento humano.

Quanto à dinâmica da aula, creio que foi satisfatória a maioria da classe. Minhas queixas são referentes à densidade dos assuntos debatidos. Creio que temas mais profundos, ou até mesmo tabus deveriam ser mencionados e postos em voga, a aula de filosofia não serviria para a análise de nossos valores vigentes? Também seria interessante a exposição de teorias juntamente com o questionamento destas.Faltaram também menções a leitura ou o incentivo desta, os únicos nomes que lembro ter ouvido foram Platão e Sócrates. Não ouvi nada sobre Nietzsche, Schopenhauer, Kant, Oscar Wilde ou até mesmo Machado de Assis.

Também a meu ver as aulas tiveram um tom muito positivista*, não mostrando os outros lados da filosofia dando a entender que filosofia é ver “sempre o lado bom das coisas”, minha queixa não é ao diálogo descompromissado e em tom de diversão, é a predominância deste.

* Eu usei o senso comum aqui no termo, tá, eu não tinha lido Comte nem nada assim.

Deixe um comentário

