Para meu professor de Filosofia da EJA

Encontrei cds com muitos arquivos antigos, entre eles, uma pasta chamada “Trabalhos Escolares” contendo o que produzi no tempo da EJA (2007). O que mais chamou atenção foi o com nome “Trabalho Final”, se tratava daqueles balanços gerais que os professores gostam de pedir pra escrevermos, eis a minha resposta:


Sobre o ano

Neste ano uma nova matéria nos foi apresentada, a matéria que transforma pontos finais em reticências: Filosofia. O que aprendi com ela neste ano específico? Constatei as opiniões gerais que muito se assemelham e muito diferem das minhas, portanto foi necessária uma dose alta de tolerância levando em consideração que nem sempre minhas opiniões são bem vindas; caretas, sorrisos de lado e caras de espanto não me acanham. E ainda bem que existem as pluralidades, ainda bem que o pensamento não é massificado (ponto altamente questionável).

Com isto tivemos a chance de nos conhecer um pouco mais, o que é positivo. Até mesmo para a análise do comportamento humano.

Quanto à dinâmica da aula, creio que foi satisfatória a maioria da classe. Minhas queixas são referentes à densidade dos assuntos debatidos. Creio que temas mais profundos, ou até mesmo tabus deveriam ser mencionados e postos em voga, a aula de filosofia não serviria para a análise de nossos valores vigentes? Também seria interessante a exposição de teorias juntamente com o questionamento destas.Faltaram também menções a leitura ou o incentivo desta, os únicos nomes que lembro ter ouvido foram Platão e Sócrates. Não ouvi nada sobre Nietzsche, Schopenhauer, Kant, Oscar Wilde ou até mesmo Machado de Assis.

Também a meu ver as aulas tiveram um tom muito positivista*, não mostrando os outros lados da filosofia dando a entender que filosofia é ver “sempre o lado bom das coisas”, minha queixa não é ao diálogo descompromissado e em tom de diversão, é a predominância deste.

* Eu usei o senso comum aqui no termo, tá, eu não tinha lido Comte nem nada assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s